A Grande Estreia

Abriremos as cortinas em 3,2,1…

APRESENTADO PELA

 

Bem vindo (a) ao OPERA Notes! É com grande entusiasmo que recebemos você para o nosso show. 

Nos últimos dois anos, nos unimos a autores INCRÍVEIS e criamos o OPERA, um modelo de gestão que une liderança, transformação cultural e práticas ESG.

O OPERA Notes trará, mensalmente, em notas curtas e divertidas, tendências em liderança, sustentabilidade, cultura organizacional e nossas novidades. 

Então, encontre o seu assento e fique à vontade para assistir nossa estreia! Abriremos as cortinas em 3,2,1…

SUSTENTABILIDADE 

Universo Sustentável: Proibido para Líderes Jurássicos 

Tem gente que torce o nariz, mas a sustentabilidade veio para ficar. Já é obrigatoriedade na Europa e está sendo amplamente discutida no Brasil. Quem quiser permanecer no mercado, mais cedo ou mais tarde, terá que se adaptar. 

Está se perguntando se viramos eco-chatos? A resposta é não. Não gostamos de nada que seja chato (quem participa dos nossos treinamentos sabe). Mas a sustentabilidade vai além do meio ambiente. 

Afinal, do que se trata a sustentabilidade? Em poucas palavras, a ONU a define como satisfazer as nossas necessidades hoje sem comprometer o amanhã para as gerações futuras. Este conceito engloba três pilares: 🌱 ambiental, 🤝 social, 📊 e econômico.

Para a sustentabilidade funcionar, as empresas precisam se comprometer.

É por isso que os países da UE assinaram um acordo e adotaram as diretrizes ESG. Por lei, suas empresas terão que se adaptar até 2027

Em julho de 2023, o Brasil adotou regras semelhantes. Isto inclui prazos para as empresas se ajustarem, especialmente em relação ao escopo 3, que aborda a cadeia de produção.

Você pode imaginar como isso afetará as lideranças e o mundo de negócios?

ESG, o quê?

E.S.G. é um conjunto de diretrizes, uma questão de sobrevivência no mercado atual. Inclui transparência (sobre a qual falamos há oito anos), responsabilidade corporativa e liderança eficiente (os modelos tradicionais de liderança na sustentabilidade já eram).

✔️ E é para Environment. Trata-se de harmonizar a empresa com o meio ambiente, buscando a presença positiva no ecossistema.  

✔️ S é para Social. Analisa como a empresa interage com seus colaboradores, stakeholders e comunidades.

✔️ G é para Governance. Avalia como a empresa é administrada e é crucial para a sua rentabilidade e lucratividade.

Culturas tóxicas: as inimigas do sucesso ESG

Incorporar ESG é mais do que se adequar à um checklist. É aqui que enchemos o peito e levantamos a nossa bandeira…

Organizações com liderança inadequada e equipes despreparadas para a transformação cultural dificilmente conseguirão adotar as ESGs.

O principal ponto de partida é a transformação, visando uma cultura organizacional saudável e bem-liderada. A sustentabilidade é viável, eficiente e lucrativa, quando se tem o envolvimento de todos os stakeholders.

facebook logo  twitter logo  linkedin logo  mail icon

OPERA NEWS  

Os Novos Protagonistas do Espetáculo

Para compor um espetáculo de sucesso, trouxemos novos protagonistas de destaque. É com grande honra que apresentamos Charles Tokarski, Alessandra Dabul, Cesar Blanco e Sávio Meireles. 

Com expertises diversas de mercado, nossos autores juntam-se a mim e ao Mauro. Juntos, criamos nossos conteúdos e programas de treinamento para empresas no Brasil e em Portugal.

Os novos programas trazem liderança, transformação cultural e práticas ESG como temas principais. 

💡 Nosso intuito é sair do processual, do chato.

🙂 Apresentamos os conteúdos de forma simples e engajadora.

🌟 Assim, motivamos os participantes a serem eles os protagonistas das transformações no dia-a-dia das organizações.

A expansão para o mercado europeu

Entramos no mercado europeu com os dois pés direitos (oba)! Em novembro de 2023, apresentamos nosso novo modelo na Câmara de Indústria e Comércio Luso-Brasileira em Lisboa (CCILB) e no Instituto Empresarial do Tâmega, em Amarante.

Estamos abrindo as portas na nossa terra irmã que tanto amamos.

O projeto internacional: Transformação ESG

O desafio veio do governo português que pediu à CCILB que apresentasse soluções, para que as PMEs portuguesas possam se adequar às diretrizes ESG até 2027. 

Juntamos um grupo de grandes empresários e acadêmicos e desenvolvemos o projeto Transformação ESG. Logo será lançado no Brasil e em Portugal. 

Fique ligado porque este projeto pode ser o impulso que falta na sua empresa!

A OPERA está conduzindo este grande projeto em parceria com a Câmara, a Casa Mendes Gonçalves e outros autores especialistas nos temas.

Diferenciais do projeto:

🔆 Treinamento, aceleração e comunidade: a estrutura em três pilares oferece suporte às empresas desde o treinamento inicial até a transição para a cultura sustentável;

🔆 Participação de empresas líderes: a experiência e insights de grandes empresas que já passaram pela transição contribuem com apoio e soluções;

🔆 História de sucesso da Casa MG: o paralelo ao conteúdo deste exemplo do mundo real demonstra como as práticas ESG podem gerar impacto positivo e resultados;

🔆 Diagnóstico ESG: a aplicação auxilia as empresas a identificar áreas específicas nas quais precisam focar para uma implementação bem-sucedida;

🔆 Implementação do comitê de sustentabilidade: a orientação sobre como dar os primeiros passos em projeto desenvolvido pelo participante durante o treinamento;

🔆 Tour guiado e mentoria: a visita à Casa MG, acompanhada de mentoria do seu líder completa o aprendizado.

Quer saber mais, fazer parte deste projeto e colocar a sua empresa em outro patamar? Clique aqui.

HOLOFOTE

Uma Empresa Sustentável e seu Líder Sem Caixa

Com 1700 produtos e presente em 30 países, a Casa Mendes Gonçalves é referência mundial em sustentabilidade. Sob a liderança inspiradora do Carlos Mendes Gonçalves, promove o pensamento fora da caixa, onde todos são encorajados a contribuírem com suas ideias e opiniões.

A Casa MG é:

inteiramente sustentável

valoriza a inovação

promove a participação ativa dos colaboradores

Por ter uma cultura centrada em pessoas, a Casa MG tem grande sucesso e lucratividade…e está só começando a colher os frutos! 

A implementação das práticas ESG foi fundamental para o sucesso da empresa, envolvendo os colegas (como carinhosamente se chamam) em todos os seus processos e motivando-os a contribuir para um mundo melhor. 

A Casa MG se destaca pela sua disposição para mudanças rápidas e pela forte cultura organizacional, criando um ambiente de trabalho dinâmico, acolhedor e entusiasmante

👏 Uma salva de palmas para a Casa MG (e para o Carlos), que nasceu em Golegã, Portugal, para fazer vinagre de figo e hoje é referência mundial 👏

GAMES

Desafio do Mês

Pratique a adoção ESG na sua vida pessoal. Comece devagar e escolha um dos três pilares para mudar a sua rotina.

Do pilar E, eu não utilizo mais impressora em casa e quando preciso (muuuuuito) imprimir algo, tenho que ir até a papelaria. A preguiça não deixa e acabo por reduzir o desperdício de papel.

E você? Qual a sua iniciativa?

APRESENTADO PELA CCILB

A Importância do Papel da Câmara Luso-Brasileira

A CCILB está à frente do que empresários e associados precisam para prosperarem. Com 75 anos, a Câmara tem inspirado e fortalecido as relações entre Portugal e Brasil promovendo recursos, orientação, networking, visibilidade sobre ESG e suporte na transformação cultural das empresas. 

“Por que não conectar os países não apenas pela língua portuguesa em comum, mas também por meio de práticas econômicas e de sustentabilidade?”

 Otacílio Soares, Presidente da CCILB

A OPERA está fornecendo todo o suporte à Câmara nos assuntos relacionados à transformação cultural e ESG, visando a construção de uma comunidade internacional próspera e engajada.

Para saber mais, acesse o site.

/

Escrito por Giovana Bratti.

Este email foi reencaminhado para você através de um amigo? Para receber o OPERA Notes regularmente, inscreva-se aqui.